segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Venda de smartphones cresce 86%

Impulsionada pelo aumento da variedade de produtos oferecidos pelos fabricantes, a venda de smartphones cresceu 86% no Brasil nos três primeiros meses de 2013, em relação ao primeiro trimestre de 2012. Os dados são da empresa de consultoria IDC Brasil, que revela ainda que parte desse aumento se deve também a queda no preço dos aparelhos, uma vez que a média era de US$ 439 em 2012 e caiu para US$ 384, em 2013.

 Outro atrativo é, sem dúvida, o grande número de funções oferecidas nos aparelhos, já que, cada vez mais, as pessoas estão conectadas o tempo todo, seja pela internet, mensagens (também conhecidas como SMS ou torpedos) ou pela boa e velha ligação telefônica. Exemplo clássico de cidadão conectado, o relações públicas Ricardo Watanabe vive cercado por um pequeno exército tecnológico: além do smartphone que está sempre ligado, tem também um tablet, um netbook, um notebook e ainda sobra espaço para um computador de mesa em casa, pouco usado, é verdade, mas está lá.

 Um dos aplicativos que mais usa é Whatsapp, um programa usado para troca de mensagens e arquivos. A justificativa está na ponta da língua e mostra uma tendência. “Quase todas as pessoas do meu convívio têm [o aplicativo]. Então, é pela facilidade mesmo”, explica. Quando questionado qual a periodicidade com que consulta o smartphone, vê-se a desmedida do uso. “Quando acordo, mexo no celular antes mesmo de ir ao banheiro. Ele é meu despertador e, antes de levantar, eu já dou uma olhada”, confidencia. E se esquece em casa, não se faz de rogado e volta para buscar, independentemente da distância.

Riscos

Mas essa tendência revela alguns riscos. Estudo da Junipe Networks, publicado no final de julho, aponta que a invasão de vírus em dispositivos móveis aumentou em espantosos 614%, no período de março de 2012 e março de 2013. Ainda segundo a empresa, o sistema operacional Android lidera o ranking dos prejudicados, com 92% das invasões. Mas a coisa não é tão ruim. A pesquisa mostra também que 77% dos malwares são eliminados com uma simples atualização de sistema.

 Mas todo o cuidado é pouco, uma vez que, de acordo com a IDC, a expectativa é de que mais 28 milhões de aparelhos sejam comercializados até o final do ano. No mundo, 950 milhões. É muita gente conectada e um campo imenso para hackers.

Nenhum comentário: