segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Os Meninos de Deus


A dura realidade que acontece em parte dos orfanatos brasileiros, sejam públicos ou privados, é revelada pelo jornalista José Ribeiro Rochano livro-reportagem “Os meninos de Deus”. O que difere esta obra de consagrados títulos do jornalismo brasileiro é o fato de que o autor não visitou orfanatos e prisões por apenas alguns dias ou meses para escrevê-la... Esta é sua história de vida. Ele é órfão, sofreu abusos e foi interno da Fundação Casa (antiga Febem).

Sua história começa no berçário do Sanatório Psiquiátrico Juquery, onde viveu até os quatro anos por conta da morte da mãe. Ela era uma das pacientes do famoso hospício que existia em Franco da Rocha, interior do Estado de São Paulo. Depois desta idade, Rocha foi transferido para um orfanato religioso, onde enfrentou um desumano regime disciplinar, a brutalidade de alguns internos e o drama da violência sexual por parte de colegas e dos próprios “educadores”.

Triste e perturbador, o livro é um relato corajoso e comovente sobre uma geração excluída no Brasil: os menores carentes que viveram durante as décadas de 1970 e 1980 sob a guarda de orfanatos religiosos. Longe de serem protegidos e tutelados como esperavam, eram frequentemente submetidos a maus-tratos. Autobiográfica, a obra relata as experiências de José Ribeiro durante a passagem pela Casa do Meio – lar destinado a adolescentes –, onde ele e seus companheiros foram vítimas de agressões físicas, morais e psicológicas. Também vivenciaram violações sexuais entre si e por aqueles que deveriam ser seus “protetores”.

“Como um homem casado e com duas filhas lindíssimas foi capaz de fazer sexo com as crianças?’ Isaac tinha a face fechada de raiva. ‘Se bem que no caso dele, ele fazia o papel de mulher, mas a gente não passava de crian­ças!’, reclamou. Referiu-se claramente a outro educador pedófilo, cuja religião e credibi­lidade o manteve longe dos holofotes. Eles estão ali e estiveram espreitando como lobos em pele de cordeiro; foi, por exemplo, o tio que se aproveitara da oportunidade de cortar os cabelos dos internos para pôr em prática seu lado feminino; não falhava em suas investidas ao oferecer doces e promessas de dias melhores”.

Sobre o autor

José Ribeiro Rocha é jornalista, e já atuou pela Editora Abril, Revista Imprensa, TV Cultura, Fundação de Apoio a Faculdade de Educação/USP.  Após estrear como escritor com o livro Brincar de Ser Feliz, que o levou a ser finalista do Prêmio Jabuti 2008, lança seu segundo livro-reportagem, dando sequência à narrativa sobre sua infância e à carreira de escritor. Formado em Jornalismo e RTV-Vídeo, agora investe na formação de Historiador pela mesma faculdade FMU. É também pós-graduado em Ciências Sociais – Políticas e Relações Internacionais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Ficha Técnica:

Editora Novo Século
ISBN: 978-85-7679-789-0
Páginas: 520
Formato: 23 x 16 cm
Por: R$ 39,90

Fonte: Lilian Comunicação
Imagem: portaldizai.com.br

Nenhum comentário: