quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Código Y faz um retrato profundo da juventude brasileira

A geração Y é a de maior potencial da história ou simplesmente conectada, multitarefas, pouco resiliente, mimada e superficial? Você sabia que morar uma temporada no exterior faz parte do projeto de vida de 79,3% dos jovens brasileiros? Ou que para 63,8% dos jovens, a universidade é a melhor fase da vida? Tem ideia que 77% se preocupa com a empregabilidade e que a música é fundamental para 72% do universo entrevistado?

Marcos Calliari e Alfredo Motta, proprietários da agência NaMosca, reuniram no livro Código Y – Decifrando a geração que está mudando o Brasil (Editora Évora), uma pesquisa sobre a vida dos jovens que nasceram entre os anos de 1980 e 1995, considerados como a geração Y.

Apesar dos autores serem avessos a qualquer terminologia que defina um perfil, grupo ou geração, eles acreditam que a pesquisa é o melhor norte para qualquer empresa que deseja maximizar a abrangência de um produto ou serviço – “a abordagem geracional, que é como se denomina a maneira de fazer leituras dos rumos e atitudes dos grupos ou mesmo dos indivíduos baseadas no contexto em que foram criados e vivem, é uma fonte riquíssima de compreensão e relativamente nova para o Brasil”.

Segundo Calliari, as instituições da sociedade precisam se adaptar aos novos tempos, já que dogmas, imposições e autoridade não funcionam com essa geração: “O desafio para o futuro é aprender a engajar e comprometer os jovens, e não apenas criticá-los, o que só aumenta o abismo geracional". Com a chegada dos jovens dessa geração a posições de decisão nessas instituições, sejam políticas, religiosas, familiares, profissionais ou acadêmicas, é inevitável que elas mudem para sempre.

Dividida em três partes, a obra conceitua a geração Y, explicando a relação dela com o ambiente escolar, com a família, a carreira e o trabalho, a tecnologia e a diversão e o engajamento político e social; na última parte, Calliari e Motta traçam uma análise sobre o poder de influência e de comunicação do “universo ípsilones”.

SOBRE OS AUTORES

Alfredo Motta é formado em administração de empresas pela FGV-SP, fez carreira em marketing em empresas como Procter & Gamble, AmBev, L'Oréal, Bombril e JWThompson. Morou nos Estados Unidos, França e Inglaterra, além de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Maratonista e ex-jogador de pólo aquático, fundou a Agência Namosca, primeira especializada no país em público jovem e também pioneira na divulgação do conceito de Marketing Universitário no país.

Marcos Calliari é formado em Economia pela FEA-USP, tendo concluído MBAs em Marketing (FIA-USP) e Estratégia (INSEAD, França). Trabalhou em empresas como Credicard, Souza Cruz, AmBev, EF/Englishtown e Ipsos. Morou em Milão, Boston e Xangai. É professor e palestrante em centenas de instituições no país e no exterior e sócio da Agência Namosca. São-paulino, é mergulhador de resgate e montanhista amador, com expedições para o Himalaia, Fuji e Kilimanjaro, entre outras.

SOBRE O LIVRO

Título: Código Y
Subtítulo: Decifrando a geração que está mudando o país
Autores: Alfredo Motta e Marcos Calliari
Assunto: comportamento, sociologia, marketing e interesse geral.
Preço: R$ 44,90
Páginas: 192
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-63993-33-5
Edição: 1ª
Acabamento: Brochura

Fonte: Ana Davini/AD Comunicação

Nenhum comentário: