terça-feira, 17 de julho de 2012

EMCANTAR participa do 44º Festival de Inverno da UFMG


O Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola - realizado em Uberlândia (MG) pelo EMCANTAR, por meio do Programa Viva/Pontos de Cultura, foi selecionado para participar do 44ª Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Diamantina (MG). O Festival, que neste ano tem como tema “O Bem Comum”, acontece até o dia 25 de julho e conta com a participação de 33 Pontos de Cultura de Minas Gerais. Os grupos desenvolvem no evento trabalhos em casas temáticas com foco no estímulo à invenção, à aprendizagem e à reflexão crítica.

“A proposta é de que estas casas sejam espaços de troca e circulação de saberes e práticas, num diálogo horizontal entre os conhecimentos acadêmico e o tradicional”, informa a oficineira do Ponto de Cultura Palavras que Brincam, Ana Lopez, que participa do evento, juntamente, com a Coordenadora Geral do EMCANTAR, Ana Paula Rabelo.

Entre os temas programados para os grupos de trabalho estão cantos e danças indígenas, cultura lúdica infantil, experiências quilombolas, capoeira, dança, teatro, jornalismo digital e comunicação popular, arquitetura, espaços públicos e cidade, saneamento comunitário e alimentação, dentre vários outros.

Em Uberlândia, o Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola trabalha com alunos e educadores das escolas públicas estaduais, Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek.

É um projeto de formação cultural em música e literatura, com foco em vivência e criação artísticas que, em dois anos de atividade, soma:

  • apresentação e vivência de 40 obras artísticas;
  • replicação de 100 atividades pelos professores, atingindo mais de 1000 alunos;
  • apresentação de 02 mostras de trabalho dos educadores;
  • cerca de 200 produções artístico-culturais dos alunos;
  • publicação de 01 livro com produções dos alunos das duas escolas;
  • apresentação de 02 espetáculos criados coletivamente;
  • reconhecimento público através da conquista do Selo Excelência Cidadã em dezembro de 2011 oferecido pela CDL Uberlândia.

Ponto de Cultura Palavras que Brincam é realizado pelo EMCANTAR em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

Mais informações, acesse:

www.palavrasquebrincam.blogspot.com
https://festivalufmg.wordpress.com/

Fonte: Michele Borges/Ciclo Assessoria
Imagem: Douglas Luzz/ Ciclo Assessoria

Nenhum comentário: