quinta-feira, 19 de julho de 2012

Durante uma semana Uberlândia vira terra do Blues



Pela segunda vez, Uberlândia sediará o "Uma Semana de Blues”, um evento musical que reúne oficinas, workshops e um show artistas de renome do gênero musical. Este ano o evento será entre os dias 14 a 16 de agosto, no Center Convention, e terá a presença da diva do Blues de Chicago- EUA, Deitra Farr.

"Uma Semana de Blues”, é um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura. “A proposta deste projeto é fazer com que esse estilo musical atinja as mais diferenciadas classes do nosso município. Contudo o objetivo maior é demonstrar através da música toda a energia e riqueza cultural que o blues nos deixou haja vista que a sociedade passa por um momento de grande carência cultural, sobretudo no que se diz respeito a esse estilo”, conta o idealizador do projeto, o músico e produtor musical, Beto Rosa.

Haverá intensa programação. Nos dias 14 e 15 serão realizados oficinas e workshops ministrados por professores de São Paulo (o gaitista Big Chico) e de Uberlândia (o músico Maurício Wincler Perdono). Os participantes receberão certificados de conclusão dos respectivos cursos oferecidos.

“Durante as oficinas que serão voltadas ao ensino dos instrumentos também serão abordados pontos cruciais  sobre a história do blues e o surgimento nos EUA vamos ilustrar toda a formação dos povos das regiões pioneiras do blues, demonstrando como o gênero está sendo recebido pela sociedade nos dias de hoje, quem são seus principais expoentes dentro do estilo e apresentaremos as demais vertentes que foram surgindo após a sua concretização, além de expor os artistas brasileiros que têm influencias do gênero em suas músicas e carreiras”, destaca Beto Rosa.

No dia 16 será o show de encerramento, no Center Convention com apresentação de músicos renomados de Uberlândia e três grandes participações do cenário blues nacional e internacional: o renomado gaitista Big Chico de São Paulo–SP, Décio Caetano Curitiba-PR e a cantora norte-americana Deitra Farr de Chicago – EUA, considerada a diva do blues.

A expectativa é de que este ano o evento atraia 1200 pessoas.

Sobre o evento

O “Uma Semana de Blues” é fruto do projeto ‘Quartas musicais”, também viabilizado pelo Projeto Municipal de Incentivo  a Cultura (PMIC), com o objetivo de instigar e divulgar os músicos locais. Em 2004 o pequeno encontro semanal virou um concerto sob o nome  “Uma noite de Blues” e uniu músicos de Uberlândia e Campinas-SP.  O evento ainda foi realizado em 2005 e 2006, cada vez trazendo músicos de grande expressão do Brasil.

Devido a grande repercussão, em 2007 o evento passou de apenas uma noite para “Uma Semana de Blues”. Isso só foi possível devido ao PMIC que permitiu que o projeto atingisse um maior numero de pessoas criando uma expectativa de evolução contínua dessa proposta.

Hoje o evento além de levar enriquecimento cultural e social ao município, dá  continuidade a uma pequena história que está sendo construindo junto a cidade.

Fonte: Janaína Depiné/Lead Assessoria
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário: