sábado, 2 de junho de 2012

O poder do complemento midiático

A internet se firmou como uma das mais importantes mídias da comunicação. Por meio da internet é possível realizar a tão falada convergência de mídias, a integração de vários formatos e diversas linguagens. E a TV tem usado a internet como um veículo complementar. Apesar de a TV estar bem mais interativa que no passado, a internet apresenta ferramentas que ainda não são possíveis ter na TV. Entretanto, a TV caminha para o mesmo patamar de interatividade.

Hoje, o público não quer apenas ver e ouvir. Também quer falar e participar. Desta forma, a multiplicidade de ferramentas que a internet oferece ainda deixa a TV a desejar, apesar dos esforços e das novas tecnologias, como o sinal digital. Mas isso não será para sempre, uma vez que os veículos tendem a se misturar.

Mas não é somente no entretenimento e interatividade que a internet ajuda. A comunicação está mais ágil, a notícia é dada de forma mais rápida. Consultas de fontes, pesquisas e confirmações podem ser feitas rapidamente e com mais segurança, sabendo como procurar e tendo o discernimento do que é confiável ou não.

A internet também tem mudado o próprio jornalista, que hoje tem de ser um profissional multimídia, onde ele deve saber escrever bem, fotografar, entrevistar, gravar áudios e vídeos, conhecer programas de edição, a fim de aproveitar as inúmeras funcionalidades que a web oferece.

O webwriter denomina, na prática, o profissional que trabalha em redação de veículos da internet. Em muitas redações é necessário o acúmulo das funções de produtor, repórter, redator e editor. Um único profissional, principalmente nas redações menores, apura uma pauta, entrevista o personagem, redige a matéria e edita o for necessário.

Dos pequenos veículos aos grandes conglomerados de comunicação, a maioria usa a internet para diversos serviços, inclusive divulgação. É outro ponto em que as mídias se entrelaçam, mas sempre como forma complementar, nunca em disputa.


Imagem: killersuncle.blogspot.com

Nenhum comentário: