sexta-feira, 1 de junho de 2012

Divulgada a seleção para o Projeto Boca de Cena

O projeto Boca de Cena de 2012 terá apresentações tanto nos tradicionais espetáculos de palco italiano no teatro Rondon Pacheco, quanto em teatros de rua. Promovido pela Secretaria de Cultura , o projeto divulga e incentiva os trabalhos teatrais dos grupos e artistas independentes e promove a circulação de seus espetáculos, além da formação de público.

No total, seis grupos participarão do Boca de Cena este ano. Os trabalhos foram definidos por meio de um processo seletivo realizado em março e os grupos selecionados para se apresentarem no teatro Rondon Pacheco foram: Trupe de Truões, Lobotomédia: Cia de Humor, Grupo sobre Práticas e Poéticas Vocais e Grupo Giz de Teatro. Para os espetáculos de rua, o público poderá conferir as peças de Luiz Humberto Garcia e Coletivo Teatro da Margem.

Confira as sinopses dos espetáculos:

TEATRO PALCO ITALIANO

Trupe de Truões - “Aladim e a lâmpada maravilhosa”
Data: 23/06, às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco
Direção: Paulo Merísio


Sinopse: A história de um pobre rapaz e sua mãe que viviam no interior da China. Certo dia, o jovem recebeu a visita de um estrangeiro que dizia ser seu tio. O encontro o levou até uma caverna misteriosa e a uma lâmpada de azeite que mudou sua vida. Um enredo marcado pela feitiçaria e pelo sobrenatural: um herói ambicioso, um gênio mágico, um vilão implacável, uma princesa de magníficos olhos negros e um desafio, o de casar-se com a filha do sultão. Mas nem tudo acontece como o esperado, ele tem que passar por mil peripécias, aventuras e provações. Assim, a Trupe de Truões traz a magia e a sensualidade de uma das mais lindas histórias de amor: a do príncipe Aladim pela princesa Bradulbudur.

Elenco: Amanda Aloysa, Amanda Barbosa, Laís Batista, Ricardo Oliveira, Ronan Vaz, Werlerson Filho; Stand in: Maria De Maria.


Lobotomédia Cia de Humor - “As Goianinhas do Acre”
Data: 24/06, às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco
Direção: Fernando Prado


Sinopse: As Goianinhas do Acre, “Duas fias de Francisco”. Um show de humor e música sertaneja. A dupla tem um universo particular que é levado à platéia através de suas histórias e músicas. Com um humor ingênuo, elas desenvolvem uma grande comédia que, apesar de possuir uma atmosfera tradicional, traz uma linguagem moderna comparada ao stand up. Nas vozes desafinadas das Goianinhas do Acre, grandes clássicos sertanejos ganham nova roupagem: Amargurado, de Tião Carreiro, vira “Cisterninha Amarela”, Galoupeira, vira “Macumbeira”, e várias outras paródias compõem o show. O principal objetivo é resgatar a cultura caipira, o que para os saudosistas é uma grande retomada e ao público jovem, é uma exposição de cultura popular e regional. O espetáculo conta a saga das irmãs gêmeas que saíram de Xapurí no Acre, para seguir o sonho de se tornarem cantoras sertanejas. Nessa viagem em busca da fama a dupla acaba se perdendo pela imensidão do Brasil, visitando várias partes do país, onde deixam sua marca. E toda situação inusitada, acaba virando repertório musical em suas paródias.

Elenco: Dagmar Talga e Deivid Osborges


Grupo sobre Práticas e Poéticas vocais - “Botequim”

Data: 30/06, às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco
Direção: Fernando Manoel Aleixo


Sinopse: Em um ambiente de crescente fervor “etílico-filosófico”, diversos personagens, beirando a farsa, encontram a possibilidade de dialogar com bom humor sobre suas vidas. Conduzidos por um garçom sempre onipresente, são revelados fragmentos de suas histórias de vidas, de desejos, de decepções amorosas, de sonhos que talvez jamais se realizem, mas que nesse estado das ações em que se encontram, são possíveis, aos menos, de serem partilhados entre si e revelados ao público.

Elenco: Hanna Perez, Laís Batista, Lucas Larcher, Luciene Andrade, Maria Cláudia Lopes, Renata Sanchez, Wellington Gama (músico).


Grupo Giz de Teatro - “As Cadeiras”

Data: 01/07, às 20h
Local: Teatro Rondon Pacheco
Direção: Rafael Michalichem

Sinopse: Duas figuras que já foram. Já foram grandiosos, elegantes, atraentes, sociáveis, familiares, ágeis... Imersos em ausência e memória, este casal não tem mais que a si próprios e umas cadeiras para inventar alguma presença.

Elenco: Guilherme Conrado e Renata Sanchez



TEATRO DE RUA

Luiz Humberto Garcia - “Gaia”


Direção: Abílio Tavares
Vivência:
Data: 23/06, às 14h
Local: Escola Municipal Profª Orlanda Neves Stratk - Rua da Produção, 1675 – Bairro Minas Gerais


Espetáculo:
Data: 24/06, às 16h30
Local: Praça dos Buritis – Bairro Minas Gerais


Sinopse: Gaia é um espetáculo poético e divertido que, através de seu protagonista, o palhaço Sapiens, e utilizando elementos da mímica e do teatro de objetos, apresenta de forma original uma reflexão a respeito da relação do ser humano com a vida em nosso planeta. Gaia é um espetáculo que faz a opção artística de não usar um texto. O palhaço, a pantomima e o teatro de objetos são linguagens que possuem uma capacidade enorme de comunicação com pessoas de todas as idades e também possibilitam que esse trabalho não traga uma mensagem fechada sobre a temática tratada.


Coletivo Teatro de Margem - “A Saga no Sertão da Farinha Podre”


Direção: Narciso Telles
Vivência:
Data: 02/06, das 09h às 12h
Local: Capajá - Centro Assistencial Pai Joaquim de Angola - Serra Gradaus, 467 – Bairro São Jorge


Espetáculo:
Data: 03/06, às 17h
Local: Rua Dólar com a Rua João Antônio Teixeira, e Rua do Dinar com a Rua do Cruzado


Sinopse: Após a expulsão dos artistas que passavam em caravana pelo Sertão da Farinha Podre com a apresentação do espetáculo Antígona de Sófocles, um estouro de boiada guiado por um profeta desenterra os momentos inscritos no tempo e no solo seco do Sertão da Farinha Podre. Mas cada tentativa de ressuscitar ou reencarnar seus mortos é abafada pela figura utópica que representa a cidade ideal. O espetáculo “A Saga do Sertão da Farinha Podre” nasce de um estudo profundo que o Coletivo Teatro da Margem realizou sobre a história local, desvelando um passado pouco documentado, mas bastante vivo na oralidade e nas histórias populares. Tal aspecto torna o espetáculo um documento artístico vivo que retrata de forma alegórica a história do Sertão da Farinha Podre e das cidades que foram criadas nesta região, dentre elas Uberlândia.

Elenco: Adriana Moreira, Afonso Mansueto, Camila Tiago, Jhonatan Rios, Lucas Dilan, Marcella Prado, Marina Ferreira, Priscilla Bello e Samuel Giacomelli.

Fonte: Secom/PMU
Imagens: PMU

Nenhum comentário: