quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Influências das ciências naturais e humanas estão em “Autopoiese”


Nesta quinta-feira (2), às 20h, na Casa da Cultura, acontece a abertura da exposição “Autopoiese”, do artista Ricardo Alvarenga. A mostra estará aberta para visitação de 3 de fevereiro a 2 de março, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

A exposição é composta por 20 fotografias, uma performance, que será realizada na abertura, e um vídeo, instalado para o período de visitação. A composição das imagens e ações relaciona a organicidade do corpo e a materialidade dos cabelos. O artista realiza uma metáfora da autoprodução da natureza como condição inerente ao ser e convida o observador a pensar-se como sistema vivo, componente de uma rede de relações.

Os tufos de cabelos presentes no trabalho foram recolhidos ritualisticamente pelo artista durante alguns anos, na cotidianidade dos banhos, gerando um acúmulo estático de matéria. Além da composição com estes objetos-tufos, está a manipulação dos cabelos do performer, que, ora são esculpidos como uma bolsa, que acondiciona, conserva e produz, ora são esculpidos como uma máscara de capilares, que extravasa a moldura do rosto e realiza um ser sem face, dissolvido na tentativa de descrever-se enquanto identidade.

Ricardo Alvarenga se define como um artista do corpo e da imagem, trabalhando na interface entre performance, dança, mídias digitais e artes visuais. Formado em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia, ele apresenta em seus trabalhos artísticos influências das ciências naturais e humanas e de uma diversidade de linguagens artísticas que tem estudado e experimentado nos últimos dez anos.

Serviço:

O quê: Abertura da exposição “Autopoiese”
Quando: 2 de fevereiro (quinta-feira), às 20h
Visitação: 3 de fevereiro a 2 de março (segunda a sexta-feira), das 12h às 18h
Onde: Galeria de Arte Geraldo Queiroz, na Casa da Cultura – Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho
Entrada gratuita

Fonte: Secom/PMU
Imagem: paginacultural.com.br

Nenhum comentário: