quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Chanchadas são destaque do Cineclube Cultura de fevereiro

“No Tempo das Chanchadas” é o tema do Cineclube Cultura deste mês de fevereiro. A programação começa no sábado (4) e domingo (5), às 20h, com dois filmes que retratam este período do cinema. A chanchada é um gênero de comédia popular que encantou as plateias do país com seus números musicais carnavalescos e inesquecíveis atuações de artistas, como Grande Otelo, Oscarito, Ankito e Zé Trindade. Manteve o filme brasileiro nas telas com sucesso durante mais de duas décadas, a despeito da forte concorrência do cinema norte-americano.

O Cineclube Cultura é realizado na Oficina Cultural de Uberlândia, praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho, sempre às 20h. A entrada é franca.

Confira a programação:

4 de fevereiro (sábado)

“Os dois ladrões” (Brasil,1960)



Direção de Carlos Manga
Com Oscarito, Eva Todor, Cyll Farney, Jayme Costa, Ema D'Ávila, Jaime Moreira Filho
Preto e branco, 85 min.

Mão Leve e seu parceiro Jonjoca formam uma dupla de ladrões que costumam enganar senhoras ricas, trocando suas joias por réplicas quase perfeitas. Sustentando uma instituição de caridade e interessados em ajudar Roberto, irmão de um deles, a estudar no exterior, planejam um grande golpe. Parodiando uma performance dos irmãos Marx, Carlos Manga dirigiu uma das cenas mais antológicas da história da chanchada: Oscarito imita, em todos os detalhes, os movimentos da estreante Eva Todor, como se ele fosse seu perfeito reflexo no espelho.

5 de fevereiro (domingo)

“Garota enxuta” (Brasil,1959)



Direção de J.B.Tanko
Com Ankito, Grande Otelo, Jayme Costa, Renato Restier, Iracema de Alencar
Números musicais: Ivon Curi, Agostinho dos Santos, Emilinha Borba, Trio Irakitan, Jararaca, Moreira da Silva, Orlando Silva, Nuno Roland
Preto e branco, 100 min.

Para participar de um "show" na televisão em homenagem à indústria automobilística nacional, a filha do patrocinador consegue a ajuda de um servente dos estúdios e seu irmão, um compositor também à espera de oportunidade na carreira artística.

11 de fevereiro (sábado)



“Entrei de gaiato” (Brasil,1960)



Direção de J. B. Tanko
Com Zé Trindade, Dercy Gonçalves, Costinha, Roberto Duval
Números musicais: Blecaute, Carlos Galhardo, Aracy Costa, Dircinha Batista, Emilinha Borba, Linda Batista, Moacyr Franco, Trio Irakitan
Preto e branco, 95 min.

Aproveitando a agitação do carnaval carioca, um grupo de engraçados mestres do conto do vigário resolve aplicar um golpe milionário num hotel de luxo. Mas eles não contavam com a presença de uma falsa ricaça e sua bela sobrinha, além de uma dupla de ladrões internacionais de joias que está sendo investigada pela polícia.



12 de fevereiro (domingo)

“O homem do Sputnik” (Brasil,1959)



Direção de Carlos Manga
Com Oscarito, Cyll Farney, Zezé Macedo, Neide Aparecida, Norma Bengell, Hamilton Ferreira, Jô Soares
Preto e branco, 92min.

Um suposto satélite artificial, semelhante ao famoso Sputnik, cai no galinheiro de um modesto casal de caipiras: o atrapalhado Anastácio Fortuna e sua mulher, Deocleciana. Ao tentar penhorar o Sputnik, Anastácio é descoberto pela namorada do jornalista Nelson, redator de uma coluna social. O fato ganha proporção mundial e logo os líderes das principais potências estrangeiras decidem mandar ao Brasil, em missão especial, agentes com o objetivo de se apoderar do satélite.




Fonte: Secom/PMU
Imagem: historiadocinemabrasileiro.com.br
cineclubeculturajc.blogspot.com
amscenter.com.br
historiadocinemabrasileiro.com.br

Nenhum comentário: