quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Consultor financeiro é o fim da picada


Noventa por cento dos brasileiros já passaram por problemas financeiros. Uns mais, outros menos, uns saíram, outros continuam enforcados. Mas o que não dá pra entender são aqueles consultores financeiros de programas de TV ensinando a maneira correta de gastar o seu dinheiro ou viver sem se endividar, dando dicas para sanar as contas.

Peralá! Quanto será que esses caras ganham? É muito fácil falar do dinheiro e das contas dos outros ganhando salário “global” para aparecer no Fantástico ou no Domingo Espetacular. Quero ver controlar dívida recebendo salário mínimo, pagando aluguel, dependendo de transporte coletivo, tendo de enfrentar filas em hospitais públicos, morando longe e com unha encravada.

Só um dos ternos Versace ou Gutti (cerca de R$ 4 mil) que os bonitões usam daria pra comprar 200 quilos de feijão, 200 pacotes de arroz, 300 pacotes de farinha de mandioca (pra encher bem o bucho), 140 quilos de lingüiça toscana (em promoção na venda da Dona Deroci) e sobraria um troco pro Sonrisal (a lingüiça da Dona Deroci me dá uma azia desgraçada).

Mas o que mais me deixa indignado é o cara falar pra montar uma planilha de custos no computador pra controlar as despesas. Heloô! Pobre só vê computador em Lan House, amigão. Computador de pobre é calculadora Casio do Paraguai, videogame de dona de casa é fogão de seis bocas (comprado na loja de móveis usados ou nas Casas Bahia em 24 vezes, ou ainda doado de algum parente), “tablet” é só um tablete de rapadura. Onde esses caras estão com a cabeça???

O trabalhador custa comprar um lápis pro filho ir pra escola e o sujeito quer indicar um software de última geração que irá ajudar a gerenciar as despesas da família. VOLTA PRO CHÃO, CIDADÃO! Estamos no BRASIL. Enquanto ainda tem gente passando fome, os diretores do DNIT estão superfaturando obras para poderem comprar caviar e champanhe.

Não tem jeito. A melhor saída para as dívidas é, no mínimo, receber um salário decente. E vivendo no país da corrupção, é difícil imaginar um futuro diferente pra gente honesta que a m... da dívida não esteja incluída. E lá se vai o 13º pra pagar contas, sobra muito mês pra pouco salário, haja empréstimo consignado e venha a nós qualquer abonozinho trabalhista, que será muitíssimo bem vindo.

E assim vão vivendo milhões de brasileiros, comendo o que tem pra hoje, vivendo do jeito que dá e escutando os conselhos do Fantástico. É realmente fantástico!

Imagem: pt.dreamstime.com

Nenhum comentário: