segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festejos juninos são atrações nos distritos de Uberlândia


As tradicionais festas religiosas do mês de junho tomam conta dos distritos de Uberlândia nessa época. Algumas são para Santo Antônio, outras para São João e tem ainda adorações à Nossa Senhora. Em um espaço amplo e repleto de barracas com comidas e bebidas, músicas, danças e orações, os festejos são atrativos para um roteiro alternativo de quermesses.

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento é uma das parceiras para a realização dos festejos. Segundo a secretária da pasta, Walkiria Borges Naves, esta é uma oportunidade para a reunião dos produtores e resgatar valores. “O apoio a estas realizações é importante para preservar a cultura da festa junina nas comunidades rurais. É uma festa religiosa com bastante entretenimento para todos”, afirmou.

No distrito de Tapuirama, a 40 quilômetros de Uberlândia, a animação será no dia 18, a partir das 20h, no salão comunitário na praça Said Jorge. A festa acontece há mais de 50 anos e é em homenagem a São João, mas devido ao tradicional pão com carne servido durante a noite, ficou conhecida também como a “Festa do Pão”. Pessoas de todas as partes costumam participar do evento que é aberto a todos. Primeiro acontece a reza do terço, o leilão de brindes e em seguida, o baile.

No dia 25 tem a caminhada religiosa que sai da Paróquia Cristo Rei no bairro Alvorada, em Uberlândia, com destino à Igreja de Tapuirama. A homenagem dessa vez é à Nossa Senhora da Abadia. Os participantes saem às 4h da manhã e caminham 40 km para chegar a tempo da missa das 15h. Durante o trajeto, os romeiros contam com assistência de voluntários que oferecem sopa, água e fruta em barracas pela estrada.

Em Martinésia, as celebrações têm início nesta quarta-feira (15) e segue até o dia 19. Depois de uma parada, retomam a partir do dia 22 e finaliza em 26 de junho. São dez dias de festa, missas, fogos, fogueira, jogos e levantamento de santo. A programação começa sempre a partir das 19h30. Os festejos de São João nesse distrito têm mais de 100 anos de tradição.

Na manhã do dia 19, às 11h, acontece a cavalgada junina. A saída é da praça da Igreja São João batista e termina na Fazenda Mata dos Dias II em um almoço beneficente. O percurso é montado pelos organizadores e tem pontos de localização com hastes especialmente decoradas. Além da famosa cavalgada haverá show e bingo.

No distrito de Cruzeiro dos Peixotos os “arraiás” acontecem nas casas dos moradores. Cada proprietário é responsável pela sua festa que é aberta ao público. A festança começa na véspera de São João (23) e vira a noite até o dia 24 de junho. O público passa pelas casas e aproveita para se divertir e saborear as comidas típicas da data. Também tem o levantamento do santo, a reza do terço e o batizado na fogueira.

A parte mais esperada é a quadrilha dos alunos da Escola Municipal José Marra da Fonseca, neste sábado (18). A partir das 16h toda a comunidade comparece à escola para participar da festança. Além de curtir, os moradores também se empenham na hora de fazer as comidas e a decoração do espaço.

“É uma expectativa enorme. Todos os alunos ficam ansiosos para dançar e os pais adoram assistir. Desde o começo do ano eles já se animam para começar os ensaios e a arrumar as roupas de quadrilha”, disse a diretora da unidade, Solange de Fátima Barbosa Paula.

Em Miraporanga a previsão é de que os festejos sejam realizados no início do mês de julho.

Fonte: Secom/PMU
Imagem: osarrafo.com.br

Nenhum comentário: