terça-feira, 29 de março de 2011

Uberlândia tem o quarto maior estádio do país


Na tarde desta segunda-feira (28), o prefeito Odelmo Leão divulgou duas novidades referentes às melhorias que vêm sendo feitas no Estádio João Havelange (Parque do Sabiá) nos último seis anos. Os investimentos e as parcerias firmadas pela Prefeitura de Uberlândia e o Governo de Minas transformaram o estádio no quarto maior do Brasil.

O cumprimento dos laudos técnicos exigidos pelo Estatuto do Torcedor possibilitou que o Parque do Sabiá ampliasse a sua capacidade de público para 56.450 espectadores. Antes o estádio estava autorizado a receber cerca de 19 mil pessoas.

A prefeitura também adquiriu um novo placar eletrônico com 24 metros quadrados (8 m de comprimento e 3 m de largura) que pode ter a dimensão aumentada posteriormente, já que o equipamento é montado em módulos. Nele poderão ser vistos, além do resultado e nomes das equipes, a escalação, o trio de arbitragem, a substituição de jogadores e replay dos gols.

“Enviamos um documento para a CBF que irá publicar em seu site o Estádio João Havelange no Cadastro Nacional de Estádios de Futebol para possibilitar recebermos competições de porte grande. Estamos atentos para a Copa do Mundo de 2014 e queremos cadastrar a cidade para participar das Olimpíadas de 2016. Uberlândia sai na frente por meio de seu trabalho conjunto e de suas parcerias. Uma pessoa para governar deve ter visão de futuro e nós estamos nos preparando para receber esses eventos tão importantes”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Investimentos Constantes

Foram mais de R$ 1,5 milhão investidos desde 2005, incluindo a reforma dos vestiários, banheiros, bilheterias e banco de reserva; numeração das arquibancadas; identificação dos setores por cor (amarelo, verde, azul e vermelho); recapeamento e numeração das vagas do estacionamento; instalação de elevador, corrimão, grades, hidrômetros, placas indicativas e monitoramento com controle de câmeras; construção de 12 portões de acesso; e interligação de todos os setores do estádio.

O Governo de Minas também fez a doação de 25 mil cadeiras, retiradas do Estádio Mineirão, para serem implantadas nas arquibancadas do Parque do Sabiá. “Tudo isso é composição de luxo. Temos um estádio de primeira linha oferecido para Uberlândia e para o mundo. Fizemos todas as adequações necessárias para entregar o João Havelange em excelentes condições para nossa população. Isso é fruto do trabalho do governo Odelmo Leão nestes dois mandatos”, disse o diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Antônio Carrijo.

O comandante do 5° Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Felipe Aidar, explicou que todo ano é emitido um relatório para a CBF sobre a situação do estádio. “Os estádios só podem ter jogos da primeira divisão de campeonatos regionais, nacionais e internacionais a partir de momento em que tiverem capacidade para receber determinado público e se obedecerem às condições de segurança. Hoje em Minas Gerais, não há nenhum estádio com a segurança que o João Havelange oferece”, destacou.

Fonte: Fillipe Alves/Secom/PMU
Imagem: uberlandia.mg.gov.br

Nenhum comentário: