sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Goma Cultura estreia exibições gratuitas de cinema em Uberlândia


Ampliando suas ações no setor cultural, o coletivo Goma Cultura em Movimento - da rede Fora do Eixo - estréia no dia 15 de fevereiro às 19h no Museu de Arte Universitária – MUnA, o projeto O Luminoso - Cinema Livre. Trata-se de um cineclube que vai garantir o acesso gratuito, a difusão e o debate do cinema nacional em bairros da cidade

A primeira obra a ser exibida é o documentário Terra Deu Terra Come (www.terradeuterracome.com.br), vencedor do festival É Tudo Verdade em 2010, a mais conceituada premiação de documentários no país. O filme também participou de um lançamento em rede onde foi exibido em mais de 500 cineclubes do Brasil. Sua história se passa no distrito de Diamantina, Minas Gerais e mostra a vida de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade que é mestre de cerimônia de um velório. Um retrato dos ricos traços culturais da população que vive no sertão mineiro.

O Luminoso - Cinema Livre é um projeto viabilizado pelo Circuito Fora do Eixo, contemplado em 2010 no programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura, que disponibiliza equipamento de projeção digital para fomentar a circulação da produção audiovisual nacional em diversas regiões do país.

Inicialmente, a proposta vai garantir exibições todas às terças-feiras às 19h no MUnA, no bairro Fundinho. Já no bairro Rosevelt, as exibições serão quinzenais e no Canaã, mensais. A programação das exibições ficará disponível no site do coletivo Goma – www.foradoeixo.org.br/gomacultural. “A partir do lançamento, vamos trabalhar para envolver o público e parceiros, trabalhando uma gestão participativa, onde todos poderão contribuir na escolha de filmes e temas, bem como na produção de debates, fomentando o diálogo e a cultura cineclubista na cidade”, relata Tássio Lopes, coordenador do projeto e do Goma.

O cineclube O Luminoso Cinema Livre é uma parceria entre o Goma Cultura em Movimento, Programa Cine Mais Cultura, Ação Mídia in-Formação do Programa Conexões de Saberes, Museu Unversitário de Arte - MUnA da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Central Única das Favelas - CUFA-Udi e ONG PERIFERARTE.

Fonte: Ávner Andrade
GOMA Cultura em Movimento

Nenhum comentário: