sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cineclube Cultura de fevereiro exibe filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

A partir do dia 12 de fevereiro, fãs de longas que retratam um dos maiores conflitos militares já vistos no mundo podem conferir a mostra “O Cinema e a Segunda Guerra Mundial”, sempre às 20h na Oficina Cultural. A iniciativa faz parte do Cineclube Cultura, projeto da Secretaria Municipal de Cultura que promove sessões gratuitas para exibir filmes em torno de um eixo temático. Nesta edição, seis películas apresentam versões sobre o combate histórico que aconteceu entre 1939 e 1945, responsável pela perseguição e morte de milhares de pessoas.

Confira a programação:

Cineclube Cultura – “O Cinema e a Segunda Guerra Mundial”

Sábado (12)

Tora! Tora! Tora! (Tora! Tora! Tora! EUA/Japão, 1970)




*Ficha técnica: Direção de Richard Fleischer, Kinji Fukasaku, Toshio Masuda. Com Martin Balsan, Sô Yamamura, Tatsuya Mihashi, Jason Robards, Joseph Cotten. Cor, 144 minutos.

*Sinopse: Tora! Tora! Tora! é o grito de guerra japonês para o ataque à base americana de Pearl Harbor. O filme recria meticulosamente o ataque e os acontecimentos que o antecederam. As cenas de abertura contrastam as posições americana e japonesa. Estes decidem preparar o ataque. O alto escalão militar americano ignora a possibilidade. Alertas de radar são desconsiderados e mensagens japonesas interceptadas avisam sobre o ataque iminente, mas nunca chegam à mesa do Presidente Roosevelt.


Domingo (13)

O Homem que Nunca Existiu (The man Who never was, Inglaterra, 1956)




*Ficha técnica: Direção de Ronald Neame. Com Clifton Webb, Gloria Grahame, Robert Flemyng, Stephen Boyd. Cor, 103 minutos.

*Sinopse: Baseado no livro homônimo do oficial responsável pela missão, Ewen Montagu (Clifton Webb), o filme narra a operação criada na primavera de 1943 para fazer os alemães acreditarem que a invasão da Europa pelos Aliados seria pela costa grega e não pelo sul da Sicília. O plano era lançar na costa espanhola o corpo de um militar inglês, suposta vítima de um acidente de avião, levando com ele, dados secretos da invasão da Grécia.




Sábado (19)

O Céu por Testemunha (Heaven Knows, Mr. Allison, EUA, 1957)




*Ficha técnica: Direção de John Huston. Com Deborah Kerr, Robert Mitchum. Cor, 106 minutos.

*Sinopse: Isolados em uma ilha do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, uma freira irlandesa e um sargento americano vivem em constante perigo, escondendo-se das tropas japonesas que estão no local. Com o tempo, o sargento apaixona-se pela religiosa, o que faz com que ela questione seus votos.




Domingo (20)

A Raposa do Mar (The enemy below, EUA, 1957)




*Ficha técnica: Direção de Dick Powell. Com Robert Mitchum, Curd Jurgens, Theodore Bikel, Russell Collins. Cor, 96 minutos.

*Sinopse: Um destróier americano e um submarino alemão travam uma verdadeira caçada, em que cada capitão tenta prever as manobras de seu inimigo, transformando tudo em um mortal jogo de xadrez, no qual qualquer erro pode levar à derrota e à morte. Vencedor do Oscar de efeitos especiais de 1957, A Raposa do Mar foi o filme em que o ator Dick Powell estreou como diretor.





Sábado (26)

Afundem o Bismarck (Sink the Bismarck! EUA/Inglaterra, 1960)




*Ficha técnica: Direção de Lewis Gilbert. Com Kenneth More, Dana Wynter, Carl Möhner, Laurence Naismith. P/b, 98 minutos.

*Sinopse: No início de 1941, o maior navio de batalha da Alemanha nazista, o Bismarck, o grande empecilho para a navegação no Atlântico, é descoberto em seu ancoradouro na Noruega. Em fuga e buscando obter a proteção da Luftwaffe, o poderoso navio é caçado pela Marinha Britânica.




Domingo (27)

Desafio das Águias (Where Eagles Dare, Inglaterra, EUA, 1968)




*Ficha técnica: Direção de Brian G. Hutton. Com Richard Burton, Clint Eastwood, Mary Ure, Patrick Wymark, Michael Hordern. Cor, 158 minutos.

*Sinopse: Uma aeronave inglesa a caminho de uma importante reunião em Creta cai em território alemão, com um general americano sendo levado como prisioneiro para um quartel-general da SS. No entanto os alemães ignoram que seu importante prisioneiro tem total conhecimento dos planos sobre o Dia D. Os ingleses, temendo que ele seja "persuadido" a falar, enviam um grupo com a difícil missão de resgatá-lo.




Onde: Oficina Cultural de Uberlândia - Sala Roberto Rezende
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Horário: 20h
Entrada franca

Fonte: Secom/PMU

Nenhum comentário: