quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Uberlândia vive 1º Festival de Circo do Triângulo


Começou nesta quinta-feira (9), em Uberlândia, o 1º Festival de Circo do Triângulo. Durante os quatro dias de evento o público poderá acompanhar espetáculos circenses, arte de rua além de programações voltadas para o público infantil.

Essa é a primeira edição do Festival, que visa promover o acesso ao circo, uma arte milenar que vem se modernizando e evoluindo com os séculos. O evento vem mostrar um modelo de circo diferente do tradicional "circo itinerante", trazendo um circo contemporâneo que tem quebrado paradigmas e apresentado novas perspectivas.

Para o organizador do Festival e Coordenador dos projetos Circo da Vida e Escola Popular de Circo, em Uberlândia, Daniel Vieira Brant, o momento é de introduzir um novo conceito de Circo Social e trazer um entretenimento inteligente, diversidade cultural e social. “Hoje, o circo assume um papel maior e mais presente na sociedade, por meio do circo social, utilizando a arte circense como agente transformador da sociedade e formador de consciência sociocultural”, afirma.

Na oportunidade, será instalado uma lona de circo fixa, no Bairro Roosevelt, que será o novo espaço para os trabalhos dos projetos Circo da Vida e Escola Popular de Circo – projetos voltados para o ensino de arte circense para a comunidade.

Os espetáculos abordarão temas e questões pertinentes a realidade social local além de gerar no público a consciência do poder transformador que cada indivíduo tem na sociedade. O projeto tem o apoio da Quinta Igreja Presbiteriana de Uberlândia, da Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Ministério da Cultura.

Programação

Quinta – 9 de Dezembro
15h – Abertura do Festival de Circo – Palco Aberto
Apresentação pública de pequenos números.

17h – Guerra de Palhaços
Uma divertida brincadeira entre palhaços transmitindo a alegria e espontaneidade de um dos personagens mais importantes do mundo circense.
Local: Praça Tubal Vilela

Sexta – 10 de Dezembro
19h – Apresentação de encerramento do ano das crianças atendidas pelos projetos dos Circos Sociais
Local: Lona – Circo da Vida - Av. Atlântica 969 – Bairro Presidente Roosevelt.

Sábado – 11 de Dezembro
14h às 17h– Dia da Criança no Circo
Brinquedos para crianças, apresentações de palhaços, malabaristas, equilibristas, maquiagem artística e exposição de trabalhos. Atividades recreativas e pedagógicas.
Local: Lona – Circo da Vida - Av. Atlântica 969 – Bairro Presidente Roosevelt.

Domingo - 12 de dezembro
20h – Espetáculo CANDURA
A Trupe Circo da Vida trata temáticas polêmicas como exclusão social, estereótipos da sociedade, desvalorização do ser humano, sugerindo soluções por meio da arte circense.
Local: Lona – Circo da Vida - Av. Atlântica 969 – Bairro Presidente Roosevelt.

Fonte: iMidia Comunicação

Nenhum comentário: