terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cineclube Cultura do mês de dezembro homenageia uma de suas freqüentadoras mais assíduas

Em dezembro, o Cineclube Cultura trará uma seleção especial de filmes escolhidos por uma das mais assíduas freqüentadoras do projeto que exibe longas em torno de um eixo temático na Oficina Cultural. Conhecida por sua sabedoria e sorriso fácil, Geralda Guimarães, 73 anos, sempre prestigiou as exibições do Cineclube e, por esta razão, recebe como homenagem da Secretaria Municipal de Cultura, uma mostra com suas películas prediletas.

“Além de ter dedicado sua vida ao ensino da história da arte na Universidade Federal de Uberlândia, ser muito culta, querida e admirada por todas as pessoas que a conhecem, dona Geralda não deixa de acompanhar todas as edições do projeto. E apesar da idade, ela vive em busca de informações e está sempre atualizada”, explica Ludmila Lobo, diretora de Cultura.

Confira a programação

Cineclube Cultura – “Geralda Guimarães – Cinema das Minhas Memórias”

Sábado (11)


Melodia imortal (The Eddy Duchin Story, EUA, 1956)

Cor, 123 min. Com Tyrone Power, Kim Novak, Victoria Shaw e direção de George Sidney

Cinebiografia de Eddy Duchin, o mais famoso pianista – maestro americano , nas décadas de 30 e 40, cuja trajetória foi marcada não só por sucesso profissional, mas também por tragédias pessoais. O som do piano que se ouve no filme é de Carmen Cavallaro, que apesar do nome é homem e toca no estilo de Duchin. O ator Tyrone Power que interpreta o pianista faz apenas o gestual.

Domingo (12)


Os dois ladrões (Brasil, 1960)

P/b, 83 min. Com Oscarito, Cyll Farney, Eva Todor, Odete Lara, Jayme Costa, Ema D’Ávila e direção de Carlos Manga

Mão Leve e seu parceiro Jonjoca formam uma dupla de ladrões que costumam enganar senhoras ricas, trocando suas jóias por réplicas quase perfeitas. Sustentando uma instituição de caridade e interessados em ajudar Roberto, irmão de um deles, a estudar no exterior, planejam um grande golpe. Parodiando uma performance dos irmãos Marx em Diabo a quatro (Duck soup, 1933), Carlos Manga dirigiu neste filme uma das cenas memoráveis da história da chanchada: na tentativa de aplicar um golpe em madame Gaby (Eva Todor), Jonjoca (Oscarito) se transformava num clone perfeito dela, a tal ponto que, quando os dois se cruzavam por acaso no corredor de um hotel, a madame se comportava como se estivesse diante de si mesma refletida num espelho.

Sábado (18)


Tarde demais para esquecer (An Affair to Remember, EUA, 1957)

Cor, 114 min. Com Cary Grant, Deborah Kerr, Richard Denning e direção de Leo McCarey

Ex-cantora e rico playboy se apaixonam durante um cruzeiro a bordo de um transatlântico. Combinam um encontro, seis meses mais tarde, no topo do Empire State Building, em Nova Iorque, mas um acidente acaba atrapalhando a felicidade dos dois. Refilmagem de Duas Vidas (Love Affair), realizado pelo mesmo diretor em 1939.

Domingo (19)


Tudo que o céu permite (All That Heaven Allows, EUA, 1955)

Cor, 89 min. Com Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead e direção de Douglas Sirk

Cary Scott (Jane Wyman) é uma respeitável viúva da alta classe média, que sente-se frustrada mas reencontra o amor ao se apaixonar por Ron Kirby (Rock Hudson), seu jardineiro. Apesar de ser 15 anos mais velha e ter um casal de filhos já crescidos, ela decide assumir esta paixão. Entretanto Cary encontra preconceito em vários de seus amigos íntimos e até mesmo nos filhos, que não aceitam que a mãe tenha tal relação.

A estética dos melodramas do diretor Douglas Sirk, que marcou o cinema americano dos anos 50, usa com maestria, de forma quase artesanal, as cores fortes, os filtros de luz e os figurinos exuberantes. Sirk consegue envolver o espectador graças a um talento para contar histórias que raros diretores de melodrama possuem nos dias de hoje.

Onde: Oficina Cultural de Uberlândia - Sala Roberto Rezende
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Horário: 20h
Entrada franca

Fonte: Secom/PMU

Nenhum comentário: