domingo, 5 de dezembro de 2010

Arquivo Público Municipal expõe trabalho fotográfico de alunos do Ensino Médio


Imagens do passado e do presente dos principais pontos históricos, turísticos e culturais da cidade estão na exposição “Memória e Transformações Urbanas em Uberlândia”. As fotos podem ser conferidas até o dia 17 de dezembro, das 12h às 17h, no Centro Administrativo Municipal, localizado na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica.

Composta por 14 painéis com cerca de 40 fotos, a mostra é resultado de um trabalho realizado por estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio COC. Baseando-se em imagens do Arquivo Público Municipal, eles produziram registros semelhantes com o intuito de fazer uma releitura de praças, prédios públicos, avenidas e outros locais que caracterizam o espaço urbano da cidade.

“Os estudantes ficaram muito entusiasmados com o trabalho, desde a pesquisa para identificar de onde eram aquelas imagens, até a produção fotográfica. Foi uma atividade que ajudou a despertar a sensibilidade para as transformações urbanas e geográficas que a cidade passou nas últimas décadas”, afirmou o professor de Geografia, Rogério Gonçalves.

Para quem deseja consultar materiais sobre a história de Uberlândia, o Arquivo Público Municipal está aberto a todos. Por mês, cerca de 300 pessoas passam pelo local, a maioria é composta grupos de estudantes.

“No Arquivo os visitantes encontram coleções, documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas provenientes de instituições ou pessoas da comunidade. É uma fonte rica de pesquisa e os estudantes contam com o suporte para fazer os seus trabalhos. Eles também recebem orientação dos nossos profissionais e materiais extras para conhecer mais a história da cidade”, explicou a administradora do Arquivo Público, Carla Oliveira Rezende de Abreu.

Arquivo Público Municipal

Endereço: Rua Natal, 935, Bairro Brasil
Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Telefones: 3232-9022 / 3232-4744

Fonte: Secom/PMU
Imagem: Daniel Nunes

Nenhum comentário: