terça-feira, 23 de novembro de 2010

Quarta etapa da Oficina de Desenho Universal vai discutir acessibilidade na Comunicação


Os interessados em participar da 4ª etapa da Oficina de Desenho Universal, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel San Diego, podem ser inscrever gratuitamente até às 17h desta sexta-feira (26), pelo Portal da Prefeitura . São 200 vagas oferecidas e os inscritos poderão participar de palestras, oficinas temáticas e apresentação de propostas no encerramento das atividades.

O tema desta etapa é “Acessibilidade nas Comunicações” e o público-alvo, profissionais das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, web design e marketing. Serão trabalhados conceitos que envolvem abordagem de mídia, terminologias e análise de web sites, dentre outros, além dos conhecimentos referentes à norma técnica da ABNT e do decreto federal.

“É uma oportunidade para se capacitar e aprender como tornar a comunicação acessível ao maior número de pessoas, tendo como foco a promoção da cidadania e a inclusão social”, afirmou Edson Luis Lucas de Queiroz, superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana.

A coordenadora técnica da Escola de Gente, Cláudia Maia, vai ministrar palestras nos dois dias sobre acessibilidade na internet e análise de mídia. No dia 3 de dezembro, o presidente da ONG Acessibilidade Brasil, Guilherme de Azambuja Lira, vai falar sobre o tema “Acessibilidade digital e virtual: uma questão de cidadania”, que envolve questões de comunicação pela internet.

“Essa oficina é o primeiro passo para avançarmos ainda mais na acessibilidade. E dessa forma abrimos caminhos para mais instituições trabalharem o tema. Hoje são poucas faculdades que oferecem esse tipo de matéria, por isso é interessante que a acessibilidade na comunicação ganhe mais espaço nas disciplinas das universidades e dentro das salas de aula como um todo”, explicou o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (Compod), Gilmar Borges Rabelo.

A Oficina de Desenho Universal é promovida pela Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, que faz parte da Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “As atividades têm proporcionado aos profissionais de Uberlândia e região a oportunidade de conhecer este conceito norte-americano que consiste em desenvolver projetos e produtos que atendam as necessidades das pessoas independentemente de suas condições físicas ou sensoriais, possibilitando a construção de propostas que vão além da adaptação para acessibilidade”, finalizou Edson Luis Lucas de Queiroz.

Fonte: Secom/PMU/Fillipe Alves
Imagem: PMU/Daniel Nunes

Nenhum comentário: