terça-feira, 16 de novembro de 2010

A nova onda dos Newsgames


Um jeito novo de fazer jornalismo, uma moda, um futurismo ou simples entretenimento? Os newsgames são jogos baseados em acontecimentos que estão em pauta ou que se findaram. Os jogos são simples, já que o seu desenvolvimento tem de ser rápido para não envelhecer a pauta. Ou seja, é um jogo que traz informação e interatividade.

Newsgames são uma maneira de ver o jornalismo como um produto de notícia x entretenimento. É basicamente o conteúdo do caderno de cultura e variedade que todo grande impresso tem. As palavras cruzadas destes cadernos são citadas pelo jornalista Tiago Doria como newsgames. Segundo o jornalista, o NYTimes publica palavras-cruzadas desde 1942.

O portal G1 já experimentou os newsgames com os Nanopops. O blog da revista Superinteressante também já criou o seu. Aliás, a editora Abril já investe nesta área. Aliar entretenimento e conhecimento não pode ser ruim. Mas se os newsgasmes são uma tendência efetiva ou passageira só o futuro dirá.

Fonte: @rafaelfsantos - Rafael Ferreira
RT @lungas: Games para fazer jornalismo
Imagem: G1

Nenhum comentário: