segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MinC apresenta 23 inscritos para concorrer ao Oscar


23 é o número de filmes brasileiros que concorrem a uma indicação ao Oscar 2011. A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) divulgou a lista no dia 9 de setembro. Entre os concorrentes está o filme mais caro da história do cinema nacional, Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier.

Outras produções comerciais como “Lula, o Filho do Brasil”, “O Bem Amado”, “É Proibido Fumar” e o próprio “Chico Xavier”, baseado na vida do médium, também são fortes apostas para concorrer à estatueta.

No entanto, as últimas indicações do MinC não chegaram a ser aceitas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer ao prêmio maior. Isso mostra que não sabemos escolher ou não sabemos produzir filmes. A primeira opção é mais plausível, haja vista grandes produções tupiniquins nos últimos anos.

Talvez por ser mais recente, Nosso Lar esteja mais cotado para representar o Brasil. Mas nem sempre o que reluz é ouro, nem tudo que balança cai. O anúncio do escolhido pela Comissão Especial de Seleção do MinC será em 23 de setembro. Em 25 de janeiro de 2011, a Academia divulgará os cinco filmes que concorrerão ao prêmio. A cerimônia será em 27 de fevereiro.

Abaixo a lista dos 23 filmes brasileiros:

As Melhores Coisas do Mundo
A Suprema Felicidade
Antes que o mundo acabe
Bróder
Carregadoras de Sonhos
Cabeça a Prêmio
Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos
Chico Xavier
É Proibido Fumar
Em Teu Nome
Hotel Atlântico
Lula, o Filho do Brasil
Nosso Lar
Olhos Azuis
Ouro Negro
O Bem Amado
O Grão
Os Inquilinos
Os Famosos e os Duendes da Morte
Quincas Berro D’água
Reflexões de um Liquidificador
Sonhos Roubados
Utopia e Barbárie

Nenhum comentário: