segunda-feira, 5 de julho de 2010

Produção e apuração da notícia


Toda notícia tem um começo, meio e fim. A produção é o início da notícia, onde se dá o “gancho”, ou seja, o direcionamento que será dado, onde se busca as fontes para compor os “personagens”, onde se apura fatos e acontecimentos.

Na produção da notícia deve ser levado em consideração o apelo público, a importância, a relevância. Busca-se informações complementares que possam enriquecer o lead, com mais detalhes, comparações, declarações. As entrevistas devem responder ao lead e agregar informações. As informações devem ser checadas em fontes oficiais, ou mesmo buscar o outro lado da notícia, no intuito de saber se há informações tendenciosas ou não.

O produtor deve facilitar o trabalho de seu repórter com dados completos, históricos, agendamentos, endereço completo das entrevistas preferencialmente com pontos de referências, levantar informações através de uma “pré-entrevista” e organizá-las para melhor entendimento. Tudo deve ser checado, apurado, confirmado para evitar “barrigas”, informações erradas que comprometem a notícia e mancham a imagem do veículo e dos jornalistas.

Há de se verificar a necessidade de autorização de uso de imagens, de acordo com a legislação vigente e sugerir a captção de imagens de acordo com a linha editorial do veículo.

Não basta ter uma pauta criativa. As pautas devem aliar a criatividade, um novo ângulo da notícia, com informações precisas e facilidade para o jornalista que vai à campo.

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