sábado, 24 de julho de 2010

Espetáculo de dança contemporânea terá transmissão pela internet


No Bloco 3M, do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a professora do curso de Teatro e dançarina Mariene Perobelli participa de uma coreografia que também é feita, simultaneamente, pelos bailarinos Luciana Hoppe e Marçal Rodrigues, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Mesmo estando em locais distantes, os dançarinos e coreógrafos se interagem e tudo é transmitido on-line, pelo site www.movimentoemfalso.com.br e ao vivo nos locais das apresentações. É o Projeto "Lá e Cá", um experimento em dança a distância em meio digital, realizado pela Companhia MOVIMENTOemFALSO, com o apoio da UFU, Universidade do Estado de Santa Catarina, Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e o Projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

O projeto é financiado pelo Ministério da Cultura tendo recebido o Prêmio da Funarte Klauss Vianna em 2009, para a pesquisa em dança contemporânea.

Companhia MOVIMENTOemFALSO


É a companhia de dança e arte que produz o projeto "Lá e Cá" que tem como objetivo principal, experimentar as novas tecnologias em rede para a realização de obra coreográfica em dois ou mais lugares simultaneamente.

O processo e a arte envolvidos no trabalho questionam diversos aspectos neste experimento, buscando responder se "é possível o encontro na ausência", assim como, se aproximar da definição vivenciada de "distância". A tecnologia cotidiana pode aproximar pessoas? Que tipo de conexão é necessária? As linguagens corporais geram uma infinidade de questionamentos e é necessário mergulhar na surpresa.

A entrada para a apresentação é franca. Em Uberlândia poderá ser acompanhada a partir das 20 horas, neste sábado, 24/07, no Bloco 3M, campus Santa Mônica.

Fonte: Dirco/UFU/Eliane Moreira
Foto: Marcos Prado

Nenhum comentário: