segunda-feira, 12 de julho de 2010

As bolas de futebol nas Copas do Mundo


Desde a Copa do Mundo da FIFA de 1970 no México, as bolas usadas nos mundiais têm nomes próprios. A “Telstar”, fabricada pela Adidas, foi a estrela no México e na Alemanha, quatro anos depois. Em 1978, na Argentina, a bola foi batizada de “Tango”, a dança tradicional argentina. A Espanha manteve o nome em 1982 com um toque pessoal. A bola foi batizada de “Tango España”.

Quando o México sediou novamente a Copa em 1986, a bola foi batizada de “Azteca”, pela cultura mexicana e descendência dos Astecas. “Etrusco Único” foi o nome dado à bola na Itália em 1990, baseada na história antiga da Itália e da arte dos etruscos. Os norte-americanos deram o nome “Questra” para a bola de 1994, derivado de uma antiga palavra que significa “a busca para as estrelas.”

Em 1998, na França, a “Tricolore” foi a primeira bola multicolorida das copas. Os dois países que sediaram a Copa de 2002, Japão e Coreia do Sul, deram o nome à bola de “Fevernova”. Na Alemanha em 2006, foi a vez da “Teamgeist”, que significa “espírito de equipe”. E, finalmente, a mais famosa de todas, a “Jabulani” da Copa de 2010 na África do Sul, que na tradução do isiZulu, é “Celebrar”.

Com o fim da Copa no continente africano, fica a expectativa para a Copa de 2014 no Brasil. Qual será o nome da bola brasileira? “Samba”? Ou “Carnaval”? Ou talvez algum nome em Tupi? Façam as suas apostas. Dessa vez, nem o polvo Paul descobrirá antes.

Nenhum comentário: