sábado, 12 de junho de 2010

Projeto Harmonia leva Quarteto de Flautas à Igreja do Rosário



No domingo (13), a partir das 17h30, a Igreja do Rosário receberá o Quarteto de Flautas. A apresentação faz parte da programação do Projeto Harmonia, da Secretaria de Cultura, que promove a música erudita. “Quando colocamos em prática este tipo de iniciativa, contribuímos para o crescimento e fortalecimento da cultura da música erudita, que é uma das mais importantes expressões de arte. Além do mais, o projeto tem este nome, pois harmonia é algo que soa bem aos ouvidos, que foi feita para ser apreciada”, explicou Cecília Naves, do setor de Música da Secretaria de Municipal Cultura (SMC).

O Projeto Harmonia existe há um ano e as apresentação são sempre realizadas na Igreja do Rosário, que fica na praça Rui Barbosa. Segundo Cecília, a igreja - que tem mais de 100 anos de história -, é um local especial. “É um espaço aconchegante, intimista, bonito, com arte sacra e muito valor histórico. Estas características complementam a magia da música erudita”, apontou.

Durante uma hora, o Quarteto de Flautas apresentará um repertório variado, com composições de Dubois, Mendelssohn, Bozza, Sutton, Bach e Rimsky Korsakov. O grupo é formado por Paulo Agenor, Jean Ribeiro, Gabriel Rimoldi e Thaís Floriano. Os músicos se conheceram nos corredores do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Em 2004, decidiram formar o quarteto instrumental e, desde então, fazem diversas apresentações pela região.

Conheça os músicos

Gabriel Rimoldi – Cursa Música na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Frequentou festivais e masters classes de flautas com renomados professores. Atua em diversos grupos musicais: é integrante da Banda Municipal e do Quarteto de Flautas da UFU.

Jean Ribeiro – Natural de Quirinópolis (GO). É integrante da Banda Municipal e cursa Música na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Paulo Agenor – É bacharelando em flauta transversal pela UFU e já atuou na Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo e da Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista. Estudou na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Livre de Música.

Thaís Floriano – Cursa Música na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), trabalha na Banda Municipal, no Conservatório de Música de Uberlândia e é integrante do Grupo Fogo na Roupa.

Programação 2010

De acordo com Cecília Naves, do setor de Música da Secretaria de Municipal Cultura (SMC), este ano será repleto de atrações. Em julho, o público poderá conferir um recital de violão com o músico Paulo Vinícius. Em agosto, a igreja receberá o Quarteto Guaraci que levará os sons da viola, violoncelo, flauta e violino. No mês de setembro, será a vez o Coral da UFU. Em novembro, o Grupo Affectus misturará a sonoridade de flautas doce, violão e canto. E em dezembro, o Grupo Doce Harmonia formado por flautistas apresentará o espetáculo “Madeira ao Vento”.

Fonte: Secom/PMU

Nenhum comentário: