quarta-feira, 16 de junho de 2010

Exposição montada no Centro Administrativo reúne trabalhos de 22 artistas locais



Na manhã desta quarta-feira (16), mais de 50 pessoas prestigiaram a abertura da mostra “Fazendo Arte no Parque Uberabinha”, no saguão do bloco I do Centro Administrativo. A exposição é resultado do trabalho que envolveu 22 artistas locais, convidados pelas secretarias de Meio Ambiente e Cultura para retratar as margens do rio Uberabinha durante a solenidade de inauguração do Parque Linear, em fevereiro deste ano.

As secretárias de Cultura, Mônica Debs e Meio Ambiente, Raquel Mendes e o secretário de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira, entregaram aos artistas certificados de participação.

Mais de 27 obras fazem parte da exposição. Por meio das mais diferentes técnicas (fotografia, grafite, óleo ou acrílico sobre tela), os artistas retrataram a natureza e os visitantes do Parque Linear.

“Ao unir a questão cultural com a ambiental, nosso intuito era fazer com que os artistas fossem ao lugar e mostrassem através de suas expressões, o sentimento que tiveram relação ao lugar. Este tipo de iniciativa é importante porque revela à comunidade a importância da preservação e do cuidado com a natureza. Além do mais, é uma forma de fazer com que a comunidade artística se interesse ainda mais em retratar o meio ambiente e que os cidadãos queiram conhecer o Parque Linear”, ressaltou Raquel Mendes, secretária de Meio Ambiente.

De acordo com Mônica Debs, secretária de Cultura, a parceria entre as secretarias é algo permanente. “As iniciativas culturais estão extremamente ligadas a todas as ações da Prefeitura. Este trabalho conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente valoriza a ocupação das nossas áreas verdes e é altamente positiva, pois traz o olhar do artista para a comunidade e faz com que todos se atentem à preservação. Além do mais, Uberlândia é coberta de beleza e merece ser valorizada nas mais diversas manifestações artísticas”, expôs.

Selvita Vieira Dias, 63 anos, se dedica às artes desde 1995 e dá aulas de pintura há 12 anos. Em seu ateliê, atende mais de 54 pessoas, a maioria, idosos. Ao receber o convite para participar da ação, a professora decidiu utilizar o espaço para mostrar para seus alunos técnicas de pintura ao ar livre.

“Colocamos os cavaletes nos carros e fomos para lá trabalhar. Todo mundo se engajou e gostou muito, pois o parque tem muita coisa bonita. Tenho certeza que ali será um cartão postal de nossa cidade e um espaço para inspirar todos os artistas da região”, apontou Selvita, que é recém graduada em artes plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia e deseja se especializar em arte-terapia.

Uma das alunas de Selvita é Maria Nilce Pereira Pema, 57 anos. Apesar de ter começado a pintar há pouco mais de um ano, a professora de inglês se encantou com a oportunidade de retratar a beleza natural encontrada nas margens do Rio Uberabinha. “Sempre achei que não tinha muito dom artístico. Comecei a participar das aulas e vi que não era tão desastrada como pensava. A maior prova disso é encontrar uma tela minha nesta exposição, ver que meu esforço está sendo reconhecido. Por esta razão, acredito que a mostra é um estímulo a mais para que eu continue a descobrir minha veia artística. Além do mais, ver a natureza presente no parque foi algo encantador. Vou continuar indo lá para buscar inspiração”, disse Maria Nilce.

A exposição pode ser visitada até o dia 28 de junho, das 12h às 17h, horário de funcionamento do Centro Administrativo.

De acordo com Raquel Mendes, depois que passar pela Prefeitura, a mostra será itinerante. “Queremos levá-la a outros espaços públicos para que um maior número de pessoas possa conhecê-la. Nosso intuito é levá-la a escolas municipais e ao bairro Jaraguá, onde está o Parque Linear”, concluiu a secretária de Meio Ambiente.

Artistas:

Bethânia de Fátima Fagundes
Celeste Lacerda Basílio
Cleiton Antônio Mendes
Deusiane Machado
Elaine Aparecida Cezar Ferreira
Enice Marques de Andrade
Helena Ramos
Íris da Silva Fagundes
Lílian Tibery
Linonízia Pereira Martins
Marcília Leal
Maria Angélica Nascimento
Maria Aparecida Chagas Cabillón
Maria Consuelo Ferreira
Maria de Lourdes Dourado
Maria Eunice Lacerda
Maria Ivanete Ferreira
Maria Nilce Pema
Selvita Vieira Dias
Sueli Pereira Rocha
Sueli Rodrigues Ogrady
Wagner Eleutério

Fonte: Secom/PMU

Nenhum comentário: