terça-feira, 29 de setembro de 2009

DESENCANNES.COM

A mídia alternativa tem algumas características próprias que a fazem fugir do comum, do usual. Ela pode ter um tom politizado ou cômico, que seria a linguagem diferenciada da mídia de massa, pode usar um veículo pouco convencional para os padrões comerciais, entre outros fatores que a diferenciam dos demais.
O site da internet www.desencannes.com usa uma linguagem extrovertida e apresenta um conteúdo sem amarras coma realidade. De acordo com os seus criadores Marcel Ares, Victor Marx e Eduardo Dencker, a página na internet tem como objetivo mostrar as “pérolas” da publicidade, ou seja, as idéias absurdas que não foram aprovadas para a veiculação na mídia.
Veja como eles se auto-denominam. A linguagem é leve e descontraída e o conteúdo sarcástico:

Marcel Ares
Redator e ex-aspirante a assistente de arte por opção, nunca perdeu no Winning Eleven. Corintiano maloqueiro sofredor, usou seu poder de argumentação e convenceu o Eduardo a torcer pelo Todo Poderoso. Obrigado.


Victor Marx
Redator por hobby (ainda bem!) e planejamento de profissão, Victor também é professor universitário (imagine o que ele ensina para seus alunos). Portando, cuidado com os estagiários que surgirem das mãos dele daqui para frente. Locutor bem amador, seu maior sonho de consumo é um carro forte com o “tanque” cheio.

Eduardo Dencker
Eu fiz tudo sozinho, não acredite nos outros dois.


Na verdade, o sítio é parte de um laboratório acadêmico, voltado para estudantes de comunicação (em especial publicitários) e aberto a todos que têm bom humor. Sendo um laboratório, não há uma equipe profissional por trás do site, sendo os próprios Ares, Marx e Dencker os responsáveis pelo conteúdo, o que não gera custos de produção a não ser a hospedagem do sítio.
No site há vídeos, áudios e imagens de propagandas que supostamente teri-am sido criadas para o rádio, a TV, mídia impressa e internet. Os criadores recebem apoio de colaboradores, que propõem “pérolas” para a atualização do conteúdo.
É um site leve, que brinca com a publicidade e faz menção ao Festival de Cinema de Cannes. Uma mídia alternativa pela sua linguagem e conteúdo.

Pérolas




Nenhum comentário: