sexta-feira, 10 de julho de 2009

O corredor Matusalém fala sobre a sua carreira


Com 42 anos de idade e vários de atletismo, o corredor Matusalém de Lima, da cidade de Frutal (MG) mantém o treinamento diário e continua participando de diversas competições. O treinamento é feito de forma diferenciada. Para maratonas, o ritmo é menor e o tempo maior. Para provas de fundo, o atleta intensifica a velocidade com menor tempo de treino.
Em entrevista concedida ao Alternativa, Matusalém conta que já participou de cerca de 15 corridas de São Silvestre, realizadas em São Paulo na virada do ano, sempre correndo no pelotão de elite, que exige que o corredor se classifique em provas eliminatórias, realizadas em todo o Brasil, no decorrer do ano. Sua melhor colocação foi “honroso 36° lugar”, como ele próprio afirma.
Competindo com atletas de renome nacional e internacional, inclusive os “temíveis” quenianos, chegar entre os melhores 50 corredores de fato não é tarefa fácil. Matusalém ressalta a diferença do treinamento em altitude feito no Quênia, como um fator fundamental para o bom desempenho dos atletas daquele país.
A carreira do atleta frutalense é recheada de conquistas. Já ganhou a Corrida do Exército, promovida pelo 36° BIMtz, em Uberlândia, ficando em outro ano na 2° colocação. Foi 4° lugar na Maratona Internacional de Curitiba, em 1999 e chegou em 8° na Maratona do Rio de Janeiro. As vitórias pelo Brasil são inúmeras, como a da corrida de Dourados (MS).
Atualmente, além de continuar competindo, Matusalém é professor de educação física na rede pública e em um projeto esportivo da UNIMED para crianças e jovens de até 17 anos, que revela novos talentos, como Maria Juliene, Jairo dos Santos e Ana Cláudia, destacados e revelados por ele.
Matusalém, por fim, ressalta a importância do esporte juntamente com a educação como maneira de melhorar a qualidade de vida e evitar a criminalidade, tão comum nos dias de hoje entre jovens e crianças.

Nenhum comentário: