terça-feira, 16 de junho de 2009

Prós e contras da aula expositiva


Aula expositiva é aquela aula onde o professor expõe o conteúdo da sua matéria, passando o seu conhecimento acerca do tema, agindo como participante ativo e o aluno como passivo, apenas recebendo as informações passadas. O professor, portanto, passa a ser o difusor e aluno o receptador dessas informações.

Normalmente, a aula expositiva ocorre em períodos do ensino em que o domínio do professor é grande e há demanda de conhecimento dos alunos, sem necessariamente, que eles exponham suas opiniões, como em um debate. Ela ocorre mais comumente em cursos de especialização ou cursos da área mais técnica, e também no ensino fundamental.
Há diversas maneiras de se fazer uma aula expositiva. O professor pode passar o conteúdo simplesmente de forma oral ou usando ferramentas como o quadro, multimídia, etc. Questionamentos e levantamento de dúvidas podem ser feitos durante a exposição ou guardadas para o final.

Determinadas matérias são muito técnicas e pouco filosóficas. Nesse sentido a exposição é melhor colocada, já que a filosofia e crítica de cada um pouco importa para o tema. Culturas mais paternalistas ou massificadas com certeza adotarão o método. Ou mesmo culturas mais democráticas e com bom conhecimento, desde que empregadas nas matérias mais técnicas. Quando o professor percebe que a sua turma, mesmo em conteúdos mais filosóficos, carecem de informação acerca do tema, a aula expositiva se faz viável.

As relações são afetadas diretamente. O professor encontra-se em um patamar mais elevado do que o aluno em relação a conhecimento e hierarquia. A relação não se dá de forma democrática, onde existe um nivelamento maior e essa relação professor/aluno é construída em um nível mais plano.

É uma aula mais cansativa. Portanto, há de se ter ferramentas para implementar a aula. Em matérias mais sociais ou filosóficas, esse tipo de aula é extremamente inadequada, pois nesse caso, o melhor ensino é aquele construído com pensamento crítico, análise e troca de experiências. Se faz mais viável então se preparar em casa para debater em aula o conteúdo da matéria. Além de mais prazeroso e menos cansativo, torna a aula e, consequentemente, a disciplina mais ágil.

Nenhum comentário: