domingo, 19 de abril de 2009

A Publicidade da Simpatia


Tema de estudo da psicologia, a comunicação publicitária vem “invertendo o jogo”, ou seja, além de ser objeto de estudo, também se utiliza das ciências humanas, inclusive da própria psicologia para alavancar campanhas publicitárias cada vez mais elaboradas e com mais penetração.

Uma das vertentes é a publicidade da simpatia, que utiliza o envolvimento afetivo, a imagem das “coisas belas e singelas”. Exemplo desse tipo de publicidade é a propaganda de TV do leite Parmalat, onde crianças vestidas de bichinhos brincam e tomam leite ao som de uma música-tema, no final, o bordão “tomou?”.

Mesmo que não haja a identificação do consumidor, há a simpatia, o desejo de ter ou ser como a imagem passada pela propaganda. Isso mexe no subconsciente humano, com vivências da infância guardadas, porém muito bem exploradas pela publicidade da simpatia.

A comunicação, portanto, utiliza a psicologia como ferramenta de trabalho de maneira cada vez mais explícita, ao passo que a psicologia estuda a comunicação. Essa interação, essa via de duplo sentido, tem de ser ajustada para que o estudo não perca espaço para a publicidade, e que não haja alienação do público, já que a psicologia quer o ser humano cada vez mais pensante.

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