terça-feira, 28 de abril de 2009

CQC - A nova cara da notícia


Quadros do programa humorístico CQC, da BAND, mostram de forma cômica uma parte obscura do entrevistado: o humorista finge ser um marqueteiro ou um repórter e dá dicas “em off” para que ele, o entrevistado, saia com um ar mais politicamente correto do que o é na realidade.

Humor e a falta de ética são separados por uma linha muito tênue. Alguns casos mostrados no CQC derrubam “máscaras” de celebridades, políticos, enfim, pessoas públicas. Sendo humor, é considerado engraçado; sendo jornalístico, pode cair na falta de ética.

No entanto, a falta de ética no sentido jornalístico também pode ser questionada, já que a reportagem utiliza câmeras escondidas, microfones embutidos, até mesmo, em alguns casos, para preservar a segurança do repórter.

Fica então, por conta da direção, e produção do CQC não atravessar a linha ideológica que separa a notícia do humor, já que fingir ser outra pessoa é um artifício utilizado por muitos jornalistas “sérios”.

Através do quadro do programa, o CQC faz humor e serve à sociedade de forma jornalística. É jornalístico sim, e é engraçado também. Não deixa de ser algo que vá contribuir com a sociedade, como deve ser o jornalismo, nem quebra valores éticos profissionais por fazer uso de artimanhas muitas vezes caricatas.

Um novo jeito de fazer humor, e uma nova cara para a notícia!

Nenhum comentário: