quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cai a Lei de Imprensa


Um dos últimos resquícios da era negra da Ditadura Militar, a Lei de Imprensa foi derrubada nesta quinta-feira, dia 30 de abril pelo STF. Esta data histórica marca um novo momento para o jornalismo brasileiro.

As questões sobre direito de resposta ficarão a cargo do Judiciário, até que se estabeleça uma nova Lei de Imprensa no Brasil. O deputado federal Miro Teixeira, PDT-RJ, autor de uma nova lei que tramita no congresso, comemorou a queda da antiga lei, que feria a Constituição de 1988, principalmente no que diz respeito a direitos humanos e individuais.

Com a derrubada da antiga Lei de Imprensa, fica sem obrigatoriedade o diploma de jornalista para os profissionais da área. Alvo de debates acirrados, a obrigatoriedade do diploma foi a grande polêmica acerca do tema. Não fosse isso, a Lei de Imprensa teria caído há muito mais tempo.

A história continuará sendo registrada por jornalistas, mas como isso acontecerá, dependerá da categoria se unir para ditar os novos rumos da comunicação brasileira.

Nenhum comentário: